quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

   Voltando com um especial esquecido, quem ainda estiver disposto a aprender a manusear o Photoshop, vem aí outro tutorial! Veja só, tem certas ferramentas que são essenciais para montagens ou para imagens que você quer chamar a atenção. Contorno, sombreamento, brilho... São pequenos detalhes que ao serem adicionados à sua imagem não serão o destaque, mas contribuirão para que ela se torne mais harmoniosa e coerente (: 

   Abriremos o Photoshop, criaremos uma nova imagem, e mão na massa. Vou trabalhar com algo tão simples quanto um círculo vermelho. Podemos supor que é uma esfera, ou o que quer que seja. Caso esteja em dúvida de como fazê-lo, é só checar nossos tutoriais anteriores em Especiais>Editing. Enfim, a imagem está em 400x400 pixels. 

   Em seguida, vamos com o cursor do mouse onde estão as "Layers". Em "As Malditas Layers" estou explicando onde elas estão e quais suas funções. Se você não sabe é só dar uma olhada, se não, vamos continuar com o tutorial. Clique com o botão direito do mouse encima da layer escolhida e vá em "Blending Options" ou "Opções de Mesclagem".


    Um leque de opções se abrirá. Antes de testar todos, vamos categorizar cada função:




   Abaixo o que cada ferramenta faz e seu resultado no mesmo círculo rubro:

    1. Drop Shadow.
    Sombra projetada. Uma das ferramentas que mais uso no Photoshop. Através dela você cria sombras em todos os componentes daquela camada, seguindo apenas uma direção. Você pode alterar a opacidade, estilo, distância, etc. Tornando-a mais coerente com sua montagem.



   2. Inner Shadow
 Sombra interna. Através dela você cria uma sombra que vai das bordas ao centro de todos os componentes da camada. Assim como na 1ª opção, pode ser alterado o tamanho, a distância, entre outros.





  


3. Outer Glow
   Brilho externo. Cria uma espécie de luz em volta de todos os componentes da layer. Segue em todas as direções e pode ser utilizada em qualquer cor. Pode-se alterar opacidade, ruídos, etc.







4. Inner Glow
    Uma mistura dos itens 2 e 3. Cria um brilho interno em todas as direções dos componentes da layer.





 5. Bevel and Emboss
  Aplica um relevo na figura. Fica excelente, principalmente se aplicado em textos/títulos, para torná-los mais atrativos. Os passos internos apenas aplicam textura ou criam efeitos diferenciados no relevo. Permitem que você altere o ângulo, o tamanho, etc.






 6. Satin
 Cria "formas" dentro da própria imagem, podendo-se alterar o tamanho, a opacidade, etc.






7. Color Overlay
 Pinta todos os componentes da layer internamente de uma cor. É útil para transformar a imagem em sombra, ou pintá-la de uma cor só quando tem muitos detalhes ou cores diferentes. 






8. Gradient Overlay
 Faz o mesmo que a ferramenta 7, mas com degradês. Ao clicar para selecionar o degradê e clicar em uma setinha você confere várias outras opções dessa ferramenta, sendo as minhas favoritas as que estão em "Noise Samples". 






9. Pattern Overlay
O mesmo que as ferramentas 7 e 8, porém com texturas. Se seu Photoshop não for Portable (portátil) (o meu, no caso, é portátil, então não posso fazer isso)  você pode instalar outras texturas. Ou criar uma, o que é simples e pode ser feito em Photoshop independentemente de ser portátil ou não.





10. Stroke
 Contorno. A que eu mais uso. Cria uma linha contornando todos os componentes da camada. Pode ser externo, interno ou no centro da borda. Também pode ser feito com, além de cores, degradês ou texturas.




Conclusão:

Como vocês podem ver, é possível criar uma variedade de efeitos na sua montagem com essas opções simples. Não é necessário passar horas para fazer a montagem se você usa-as. Abaixo dou um simples exemplo de como um círculo sem-graça pode se tornar algo mais interessante, e ganhar volume e realismo. Apenas aumentei o relevo mais que o normal e apliquei sombra externa. Simples, não? 



Lição de Casa!
Experimente esses efeitos em várias imagens! Usei em um simples círculo rubro e tivemos resultados bem diferentes! Aplique em montagens e torne-as mais diferenciadas. Uma dica: Experimente bastante em textos. Eles podem te ajudar a criar um título marcante e chamativo, principalmente se você os utilizar com uma fonte que combine com o que você quer representar. Ficamos por aqui com o tutorial, muito obrigado por terem acompanhado (:    

0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
-> Não xingar moderadores do blog
-> Não xingar outros usuários
-> Não usar palavrões

 
Copyright (c) 2013 Ethron Adventures. Ethron Adventures. Escrita por Vítor Siqueira {Haos Cyndaquil} Template Original em BTemplates [Vernal]