quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

        
      Aqui temos outra ferramenta muito útil no ramo da edição e do Design Gráfico. Às vezes o Photoshop pode ser técnico demais, e pode demorar para entender como fazer coisas simples. Particularmente eu fui apresentado para esse programa pelo meu irmão, que tem formação no ramo da informática. Eu queria baixar o Photoshop (na época eu só usava o Paint. Saudade...), mas ele me recomendou um tal de "Gimp", pois segundo ele era algo mais simples para eu usar (já que todos sabemos que o Photoshop não é tão básico). Este pode ser ótimo para todos que querem aprender a usar o Photoshop, pois ele mescla a simplicidade do Paint com a utilidade do Photoshop. Acho que para todos aqueles que estão criando blogs, fanfics e tudo mais e precisam fazer montagens e o Photoshop parece muito complicado, o Gimp será o ideal.

          Outro fator muito bacana nele é que ele é gratuito, ou seja, sem problemas com Keygen ou para Crackear. Você pode encontrá-lo em qualquer lugar, desde o Baixaki até o 4Shared. Ele apenas tem uma desvantagem significativa: o excesso de janelas abertas. No Photoshop por exemplo, quando você usa mais de uma imagem ao mesmo tempo ele cria abas dentro dele mesmo (assim como os navegadores da Internet, onde pesquisamos várias coisas ao mesmo tempo na mesma janela.). Já o Gimp usa uma janela para cada arquivo que estiver sendo usado. Mas vamos parar de falar de defeitos, pois eles todo programa tem. Baixemos o Gimp e instalemos. Tudo sem muita dificuldade, e caso haja algum problema, procure alguma video-aula que te explique melhor.

           Pronto, depois de tudo feito você verá esta tela:
           Nota: Minha versão é a 2.6


             O programa é bem mais simples, é tudo colorido, o que torna tudo mais "simpático", e o texto é em português (se você o tiver baixado assim). O único problema é que essas duas barras de ferramentas podem atrapalhar na hora de fazer algo com Zoom, mas é possível movimentá-las, então isso pode simplificar tudo. Outro detalhe é que pode-se "remover" a barra à direita. Ela serve para mexer com camadas (ou Layers) e outras coisas, mas nesse tutorial não a usaremos. Então você é livre para fechá-la. E se quiser abrir novamente vá em Janelas>Diálogos de encaixe recentes>Camadas, Canais, Vetores etc...

              Crie um novo arquivo. O padrão normalmente é 640x400, mas você pode ajustar ela para qualquer outro tamanho. Também há opção de trocar a cor de fundo para transparente, o que será muito útil para nossas próximas montagens. Mas para melhor entendimento, vamos colocar com fundo branco.

                 Agora vamos para os mesmos passos, vou mostrar-lhes as ferramentas (desta vez eu mesmo farei essa parte do tutorial assim como as partes acima)

1- Ferramenta de Seleção Retangular: Basicamente seleciona algo em formato retangular;
2- Ferramenta de Seleção Elíptca: Assim como item acima, mas seleciona em elipses
3- Ferramenta de Seleção Livre: O realmente usado para as montagens. Ele permite que selecione qualquer parte de uma imagem através de um "contorno"
4- Ferramenta de Seleção Contígua: A varinha mágica. Seleciona uma região de mesma cor.
5- Ferramenta de Seleção por Cor: Igual a varinha, porém seleciona tudo aquilo que tiver a mesma cor na camada.
6- Ferramenta de Seleção com Tesoura: Também utilizada para selecionar. Pode ser usada de diversas formas, mas o principal é que ela "bloqueia"  outras seleções, além de poder ser usada para selecionar partes parecidas (como a varinha)
7- Ferramenta de Seleção de Frente: Selecione a parte de uma figura e troque a cor do fundo desta seleção. Basta selecionar o que você quer deixar de mesma cor e quando terminar de selecionar o fundo ficará todo azul. É possível trocar essa cor.
8- Ferramenta de Vetores: Usado para contornar desenhos.
9- Ferramenta de Seleção de Cores: O famoso conta-gotas do Paint. Tem a mesma utilidade.
10- Ferramenta de Zoom: Aumenta ou diminui o zoom da imagem, para trabalhar mais próximo ou mais distantemente da figura.
11- Ferramenta de Medidas: Praticamente mede de um ponto selecionado ao outro, como um compasso.
12- Ferramenta de Movimento: Para mover a imagem
13- Ferramenta de Alinhamento: Alinha uma camada conforme você quer.
14- Ferramenta de Corte: A guilhotina. Exclui a parte da imagem que você não quer usar mesmo.
15- Ferramenta de Rotacionar: Gira a seleção de acordo como você quer.
16- Ferramenta de Redimensionar: Aumenta e diminui o tamanho da figura
17- Ferramenta de Inclinar: Inclina a seleção
18- Ferramenta de Perspectiva: Você usa ela para dar a impressão de profundidade, diminuindo e aumentando determinadas partes da seleção.
19- Ferramenta de Espelhar: Inverte a imagem.
20- Ferramenta de Texto: Para escrever
21- Ferramenta de Preenchimento: O famoso "balde de tinta" do paint. Mesma utilidade.
22- Ferramenta de Mistura: O Degradê. O Gimp oferece vários degradês prontos e muito interessantes para se usar e aplicar o efeito perfeito.
23- Ferramenta de Lápis: Também muito famosa no Paint. Pinta tudo exatamente de acordo com o tamanho, muito usado para Pixel Art.
24- Ferramenta de Pincel: Parecido com o Lápis, porém é mais desfocado.
25- Ferramenta de Borracha: Para apagar erros na camada.
26- Ferramenta de Aerógrafo: Como um "spray"
27- Ferramenta de Tinta: Como um pincel, porém possúi a capacidade de mudar sua opacidade, tamanhos e sensibilidade.
28- Ferramenta de Clonagem: Copia determinada parte da imagem, "clonando-a".
29- Ferramenta de Restauração: Ajuda a ajeitar partes "indesejáveis" da imagem. Muito útil quando caminha junto com a ferramenta de clonagem.
30- Ferramenta de Clonagem em Perspectiva: Clona algo da imagem, e altera sua perspectiva para melhor concordância com a imagem.
31- Ferramenta de Desfocar/Deixar Nítido: Muito usada para deixar algo desfocado, usado normalmente nas sombras de algum desenho pintado para que sua sombra seja menos nítida.
32- Ferramenta de Borrar: Imagine que você usa o dedo para borrar algum desenho. A ferramenta serve para espalhar e borrar mesmo o que deseja.
33- Ferramenta de Sub/Super Exposição: Clareia ou escurece uma parte da imagem.
34- Cores de Frente e Fundo/Palheta de Cores: A palheta de cores. Basta clicar duas vezes em uma cor para trocá-la.

Conclusão:
Esse tutorial eu tive que fazer inteiro sozinho, dando uns recuos para reforçar se o que eu entendo de uma ferramenta realmente é o certo. Por isso, as ferramentas ficaram um pouco óbvias (17- Ferramenta de Inclinar: Inclina a seleção dãããã). Mas tenho certeza que caso queiram se aprofundar em algumas ferramentas podem procurar no Tecmundo, que encontrarão tudo mais detalhado. O Gimp é um excelente programa. Grátis, simples, e eficiente. Eu comecei usando-o e por muito tempo foi assim. Para quem preferir, recomendo até que use mais o Gimp. Quando estiverem fera nele tenho certeza que o Photoshop será mais simples ^^

Lição de Casa!
Como eu sou um cara de variedade a lição será a mesma -_-'. Testar bastante as ferramentas e tentar mexer em figuras. Diferente do Photoshop que precisamos aprender mais sobre "Layers", o Gimp não tem muito esse problema. Copiem e colem imagens e testem as ferramentas. É isso, e teremos outro tutorial ainda essa semana. Até mais a todos, e espero que gostem desse programa! Vão por mim, é muuuuito útil!

5 comentários:

DelsLand disse...

Yo Haos-sensei! Quando eu li q er gratuito e não tinha problema com keygen e blábláblá(kkk), resolvi deixar o photoshop na fila de espera! Hehehe... Vou baixar a gora mesmo e começar a fazer a lição! Estive pensando em refazer os trainer cards, enfim, ficou super legal! Bem explicado como sempre! Abraço!(^v^)_b


Ps: Se vc quiser eu conheço um programa chamado PhotoScape, é nele que eu faço os buttons e essas outras coisas! Se estiver interessado em fazer um tutorial sobre ele, é simples e com uma boa quantidade de funções! É isso!

Haos Cyndaquil disse...

Yo Dedel!
É, o Gimp pode ser bem mais simples e acho que vai ser mais fácil para que você faça os Trainer Cards,sim (Quero ver quando ficarem prontos, ein?). Eu recomendo, pois depois que você fica craque no Gimp até o Photoshop fica um pouco mais simples ^^. Obrigado, cara, até mais õ/

Haos Cyndaquil disse...

PS: Esqueci de dizer, o PhotoScape pode ser uma boa! Vejo que muita gente usa. Mas por enquanto vou focar nestes dois =)

Anônimo disse...

Novamente um belo tutorial!

Antes de você citar o Gimp, eu não sabia nada sobre ele(nem mesmo que ele existia). Realmente me parece que o Gimp é mais simples que o Photoshop, mas é difícil comparar quando não se usa nenhum dos dois.

Fico por aqui mesmo,ainda precisando me organizar entre ter tempo e estudar.

Haos Cyndaquil disse...

hehe, Eu também não conhecia o Gimp até meu irmão recomendar ele para mim. Mas quando usei, vi que é muitíssimo útil. Recomendo, viu cara?

Postar um comentário

Regras:
-> Não xingar moderadores do blog
-> Não xingar outros usuários
-> Não usar palavrões

 
Copyright (c) 2013 Ethron Adventures. Ethron Adventures. Escrita por Vítor Siqueira {Haos Cyndaquil} Template Original em BTemplates [Vernal]